O que está buscando?

SESI Marília recebe a IV Mostra de Música Erudita

Os grupos Wadaiko Sho, Orquestra Arte Barroca e Quarteto Villani compõem a programação na cidade, do dia 23 a 25 de agosto. E, no domingo, tem ainda show com o grupo Abner Tofanelli & Capivara Strings pelo Território Cultural

 Por: Marília
20/08/201810:11- atualizado às 15:16 em 21/08/2018

Do tradicional ao contemporâneo, a IV Mostra SESI-SP de Música Erudita leva à capital e ao interior espetáculos repletos de encanto e emoção. O SESI Marília está entre as 16 unidades que sediarão as apresentações, entre elas: Wadaiko Sho, Orquestra Arte Barroca e Quarteto Villani. Os shows gratuitos acontecem do dia 23 a 25 de agosto, às 19h30. Além dos musicais, haverá, nos dias 23 e 24, às 15h, aula-concerto, também aberta à população. Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Assim como outros projetos do SESI-SP, a Mostra vem com a proposta de difundir o gênero por todo o Estado de São Paulo e democratizar o acesso à cultura. A programação investe na diversidade da expressão artística para formar público para a música erudita. Durante as apresentações, há a oportunidade de aproximar a plateia dos artistas durante um bate-papo. Nele, os grupos compartilham as singularidades do gênero, o processo de composição e outros elementos sobre as obras, despertando, assim, o interesse até mesmo naqueles que não dominam o assunto.

Serão 100 apresentações gratuitas em todo o Estado, cujo objetivo é aproximar o público da música erudita, muitas vezes distante da população. Para isso, a mostra conta com os principais representantes do gênero no Brasil e no mundo, como o clássico tango argentino de Escalandrum, a modernidade da Família Lima e a sensibilidade para o piano do concertista Marcelo Bratke.

 

Confira a programação para Marília:

Wadaiko Sho – 23 de agosto, quinta, 19h30

Abertura Orquestrando SP – Orquestra da Escola SENAI João Martins Coube, de Bauru

Reconhecidos por disseminar a sonoridade dos tambores japoneses, o Wadaiko Sho tem essa arte como filosofia de vida. Muito além dos instrumentos de percussão, o Taiko representa os valores morais e a busca pelo aperfeiçoamento do ser. Neste show, o grupo comemora o aniversário da imigração japonesa com músicas tradicionais de seu país de origem, ressaltando, também, a influência da cultura brasileira.

A performance Tokinonagare percorre a trajetória do Taiko durante estes 110 anos da presença japonesa no Brasil. Desde os tempos de instrumento folclórico até o ritmo vibrante adquirido nas terras tropicais, mostram as diferentes formas que essa arte assumiu até aqui.

Série: A música pelo mundo, 60 min.

Musicos: Setsuo Kinoshita, Mitsue Iwamoto, Marcelo Tsutsui e Layla Watanabe

 

Aula-concerto – 23 de agosto, quinta, 15h – Antes da apresentação, toda a comunidade está convidada a participar de uma aula-concerto, um bate-papo que tem o objetivo de levar um panorama histórico e contextual sobre os diferentes gêneros musicais. A programação é didática e indica a importância de um novo diálogo entre músicos e plateia, uma conversa que, ao mesmo tempo em que os aproxima, seja capaz de levar um conteúdo informativo, gerar curiosidade e interesse.

 

Orquestra Arte Barroca – 24 de agosto, sexta, 19h30

Neste concerto repleto de pesquisa histórica e biográfica a ideia é levar ao público a atmosfera do período Barroco, seja por meio do repertório e sonoridade como pela exposição dos próprios instrumentos (violino barroco, guitarra barroca, teorba e cravo/espineta), réplicas dos utilizados na época. A Orquestra Arte Barroca tem como proposta interpretar o repertório orquestral dos séculos XVII e XVIII em três diferentes países: França, Inglaterra, Alemanha e Itália. Aspecto que revela características nacionais próprias, oriundas de tradições éticas e estéticas das diferentes burguesias, cuja influência cultural sucedeu as cortes cosmopolitas.

Série: A História da Música, 60 min.

Direção Artística: Paulo Henes | Produção executiva: Gilberto Chacur | Spalla: Paulo Henes | Violinos: Alceu Camilo, Beatriz Ribeiro e Alesi Souza | Viola: Mauro Rego Viana | Violoncelo: Tom Silva | Contrabaixo: Gilberto Chacur | Guitarra Barroca e Teorba: Rosimary Parra | Cravo e Espineta: Ailen Chrisostomo

 

Aula-concerto – 24 de agosto, sexta, 15h – Antes da apresentação, toda a comunidade está convidada a participar de uma aula-concerto, um bate-papo que tem o objetivo de levar um panorama histórico e contextual sobre os diferentes gêneros musicais. A programação é didática e indica a importância de um novo diálogo entre músicos e plateia, uma conversa que, ao mesmo tempo em que os aproxima, seja capaz de levar um conteúdo informativo, gerar curiosidade e interesse.

 

Quarteto Villani – 25 de agosto, sábado, 19h30

Abertura do Núcleo de Música SESI-SO – Camerata SESI-SP de Bauru

O Quarteto Villani tem seu nome gravado na história da música brasileira. Num cenário cheio de estrelas, poucos conseguem tal reconhecimento. O grupo é, antes de mais nada, fruto do diálogo entre a vertente camerística e os autores nacionais. Os artistas defendem a premissa de que se pode estabelecer uma conversa entre os sons, as harmonias e os ritmos genuínos do país com a sonoridade clássica ocidental e europeia. Postais Brasileiros é um projeto que contempla a técnica, inspiração e beleza da música de Edmundo Villani-Côrtes. No programa, Série Brasileira, Valsa das Rosas, Frevo Paulista, Royati e Cinco Miniaturas. Criadas especialmente para quatro instrumentos e consideradas de difícil execução – resultado de uma formação sofisticada –, as obras revelam encanto, lirismo e simplicidade. Um deleite para todos os ouvintes.

Série: Compositores Nacionais, 60 min.

Flauta transversal: Marcos André dos Santos | Violino: Cláudio Dias | Violoncelo: Boaz de Oliveira | Piano: Janaína Gargiulo 

Além da programação da Mostra Erudita, o SESI Marília traz ao público o show do grupo Abner Tofanelli & Capivara Strings no domingo, dia 26 de agosto, às 11h, pelo Território Cultural. 

O show gratuito de música instrumental propõe uma mistura descontraída de ritmos, gêneros e canções, para ressaltar a variedade da música como um todo. O espetáculo mescla desde clássicos, de Moses Gomes e Sebastian Bach, até o pop rock tão popular entre as novas gerações, com referências de Frank Sinatra, Christina Perri e Aerosmith, entre outros.

À medida que o espectador se entrega ao ritmo contagiante de cada música, a banda retribui com interações descontraídas e bom humor. Na apresentação, os gêneros adquirem novos arranjos e significados, ressaltando as inúmeras possibilidades que a música oferece. O Sole Mio, Let it Be, Viva La Vida e Smells Like Teen Spirit são parte do setlist eclético, cujo maior objetivo é envolver e divertir o público.

Ficha técnica

Violoncelo: Abner Tofanelli | Violino: Adrean Vieira | Contra-baixo: Joeslley Silva | Piano: Lucas Sant Anna | Bateria: Daniel Souza 

Leia também