O que está buscando?

Torneio SESI-SP de Robótica movimentou o SESI Marília

O evento foi realizado no dia 12 de junho e reuniu mais de 250 estudantes do Estado de São Paulo

 Por: SESI Marília
27/06/201916:39- atualizado às 17:01 em 27/06/2019

No dia 12 de junho, o SESI Marília recebeu 258 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 30 escolas do SESI-SP, além de escolas municipais, estaduais e particulares de diversas cidades do interior de São Paulo para participar da fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e World Robot Olympiad (WRO). Foi um dia inteiro de apresentações, competições e muita integração.

“A gente está treinando há meses na escola e viemos com o objetivo de ganhar, é claro, mas isso não é o mais importante. Viemos para adquirir conhecimento e obter experiências novas que serão válidas para a vida”, relata Maria Clara Borges Ribeiro, de 13 anos, do SESI São José do Rio Preto.

É justamente essa troca de conhecimento o ponto forte do torneio. Segundo João Baroni, de 15 anos, o aprendizado é o mais interessante. “A gente aprende bastante vendo as outras equipes e é isso que nos atrai cada vez mais pela Robótica”, afirma o jovem de Marília. A Giovana Pacheco, de 14 anos, do SESI Presidente Prudente, ainda completa que “o fato de saber a opinião dos outros colegas e discutir ideias ajuda a crescer”.

E foi pensando no futuro que o João Deniz, de 16 anos, decidiu entrar para a Robótica. “A OBR me proporciona oportunidades para eu me desenvolver profissionalmente e conhecer melhor o mercado de trabalho que me interessa. É o início para eu entrar nesse mercado”, diz o estudante de Ourinhos.

RESULTADOS

A equipe SESI Robobio do CE 284 de Presidente Prudente conquistou o primeiro lugar no pódio e a galera da SESI Red Hammer do CE 423 de Presidente Prudente levou o segundo lugar! Ambas garantiram uma vaga para a etapa estadual, que será realizada no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (SP), em agosto.

Quanto a World Robot Olympiad, categoria Open, a turminha do SESI 267 Smart Boys da cidade de Garça faz bonito e garantiu o primeiro lugar, a SESI NXTeen de Guararapes ficou com a segunda posição e a SESI Robobio do CE 284 de Presidente Prudente conquistou a terceira vaga. Estas, junto com outras quatro equipes, garantiram a participação na próxima etapa, que será em Presidente Epitácio, também em agosto.

E na categoria Regular da WRO, a festa foi das equipes SESI Robotic Generation do CE 338 de São José do Rio Preto, SESI Cyber Robot de Penápolis e SESI Fox Head de Presidente Epitácio, que levaram, respectivamente, 1º, 2º e 3º lugar e seguem para a próxima etapa com outras quatro equipes.

 

Leia também