O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI-Marília realizou, no final de junho, a Mostra Semestral de Artes Cênicas, que marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2025. O evento foi uma oportunidade para os alunos apresentarem ao público os trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, com destaque para a dramaturgia feminina brasileira e latino-americana. Ao todo, sete apresentações tomaram o palco, reunindo desde as turmas de iniciação até os grupos de adolescentes, jovens e adultos.
Inscrições abertas para o segundo semestre
Com o encerramento das atividades do primeiro semestre, o NAC abre inscrições para as novas turmas gratuitas do curso Iniciação Teatral. As aulas começam em agosto e as vagas são limitadas. Os interessados devem realizar a matrícula diretamente na secretaria do SESI-Marília, apresentando CPF, RG e comprovante de endereço.
O curso oferece aos alunos as bases da arte dramática, desenvolvendo técnicas de expressão corporal, expressão vocal, improvisação e jogos teatrais.
TURMAS E HORÁRIOS:
-
8 a 10 anos
Quarta-feira | 13h às 15h
Início: 13/08 | Término: 26/11
-
10 a 12 anos
Sexta-feira | 9h às 11h
Início: 15/08 | Término: 28/11
-
12 a 15 anos
Quinta-feira | 16h às 18h
Início: 14/08 | Término: 27/11
-
15 a 17 anos
Terça-feira | 13h às 15h
Início: 12/08 | Término: 25/11
-
+18 anos
Segunda-feira | 19h às 21h
Início: 11/08 | Término: 24/11
Sobre as apresentações de encerramento do 1º semestre:
A seleção das peças reuniu textos clássicos e experimentais, com destaque para a autora Ana Maria Machado e suas obras infantis Pluft, o Fantasminha e O País dos Prequetés. A turma juvenil encenou Bonita, de Dione Carlos, que faz uma releitura contemporânea da história de Maria Bonita.
O grupo adulto apresentou Quis Gritar, baseado no texto da autora colombiana Tania Cárdenas, sobre as complexidades das relações matrimoniais e conflitos mal resolvidos. Já o grupo Vivência, formado por alunos que passaram por processo seletivo, trouxe ao público a peça BECO, inspirada na obra da chilena Claudia Rodriguez, que discute as violências físicas e psicológicas sofridas por mulheres, gays e outras minorias sexuais.
As apresentações aconteceram no palco e também no saguão do teatro do SESI, explorando diferentes possibilidades performáticas. O professor e instrutor de artes cênicas Gonzalo Pérez destacou a inovação do formato. “Foi muito interessante apresentar BECO em um espaço alternativo. O uso da arquitetura do prédio como instalação performática cria novas perspectivas para o público, que se conecta de forma mais intensa com a ação dramática e com o espaço”, explicou.
Curso gratuito. Vagas limitadas!
??
Informações e inscrições:Secretaria do SESI-Marília
?? (14) 99716-5825
?? Instagram:
@sesisp.marilia