Evento reuniu alunos do 6º ao 9º ano em uma jornada de aprendizado e diversão, com arrecadação de mais de 300 quilos de lixo eletrônico e projetos inspirados em arte, ciência e tecnologia.
14/10/202510:23- atualizado às 12:37 em 14/10/2025
A Escola SESI de Marília promoveu, no dia 9 de outubro o Campeonato Interno de Robótica, inspirado no formato internacional FLL Challenge (First Lego League Challenge). O evento reuniu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma jornada de aprendizado, cooperação e criatividade, utilizando a robótica como ferramenta para desenvolver raciocínio lógico, trabalho em equipe e capacidade de resolução de problemas.
Nesta edição, o desafio escolhido foi o Master Piece, em que as equipes programaram e construíram robôs para cumprir missões relacionadas à expressão artística e à criatividade. Mais do que o desempenho técnico, os estudantes foram avaliados pelos Valores Fundamentais (Core Values) cooperação, inclusão, inovação, respeito, aprendizado com os erros e diversão que refletem atitudes colaborativas e cidadãs tão importantes quanto as habilidades tecnológicas.

As crianças trabalharam e se divertiram durante toda a competição, demonstrando entusiasmo e comprometimento. As famílias, por sua vez, se encantaram com o resultado dos trabalhos, vibrando com cada apresentação e torcendo pelas equipes.

Um dos grandes destaques do evento foi a campanha de arrecadação de lixo eletrônico, que mobilizou toda a comunidade escolar para o descarte correto de pilhas, cabos, baterias, celulares e equipamentos em desuso. Ao todo, foram arrecadados mais de 300 quilos de lixo eletrônico, posteriormente entregues a uma empresa especializada em reciclagem, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Durante o campeonato, os alunos também apresentaram projetos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), mostrando como diferentes áreas do conhecimento podem se integrar em soluções criativas e inovadoras para desafios do cotidiano.
O Campeonato Interno de Robótica foi resultado do trabalho da equipe MBotics, sob orientação da professora de Programação e Robótica Ligiana Nepomuceno, dos Orientadores de Educação Digital Lucas Stradiotto e Thayne Lima, e da Técnica de Laboratório Didático Nathalia Oliveira, com apoio dos professores, da coordenação pedagógica e da diretora escolar Keli Bartsch.
“O campeonato vai muito além da competição de robôs é uma experiência educativa completa, que une ciência, arte, tecnologia e cidadania, fortalecendo o protagonismo dos nossos estudantes e ampliando a consciência socioambiental”, destacou a diretora Keli Bartsch.