O que está buscando?

SESI Marília recebe mais de 250 estudantes para Torneio SESI-SP de Robótica

Evento acontece na quarta-feira, dia 12 de junho, e é aberto ao público

 Por: Por SESI Marília
07/06/201911:50- atualizado às 15:19 em 08/06/2019

Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, 258 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 30 escolas do SESI-SP, além de escolas municipais, estaduais e particulares de diversas cidades do interior de São Paulo competirão na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e World Robot Olympiad (WRO), que será realizada na escola SESI-SP de Marília. O evento tem início às 9h e segue até as 16h30, sendo aberto ao público que deseja acompanhar as apresentações.

Os vencedores da OBR seguirão para a final estadual da competição que será realizada no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (SP), em agosto. Além da final paulista, outras dezenas de etapas serão disputadas em vários Estados. As melhores equipes participarão da etapa nacional que acontecerá em Rio Grande (RS), de 22 a 26 de outubro.

Os vencedores da WRO competirão na final estadual em Presidente Epitácio, também no mês de agosto. Além disso, os participantes dessa modalidade, que se divide nas categorias Open e Regular, estão concorrendo a três vagas para campeonatos internacionais que acontecerão na Hungria, no mês de novembro.

Para a modalidade OBR, as equipes terão como missão construir robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino, que devem ser capazes de resgatar vítimas em um ambiente com simulação de desastres com obstáculos. O desafio é baseado nas regras da RoboCup, organização internacional criada para promover a Inteligência Artificial e a Robótica. No Brasil, ela é apoiada pelo CNPq e dirigida por mestres e doutores de instituições como UFSCar, Unicamp, Unesp, além do próprio SESI-SP.

Na modalidade WRO, a categoria Regular é composta por desafios em que os estudantes devem construir e programar seus robôs para resolver os problemas propostos. Já na categoria Open, a temática da competição é Smart Cities (cidades inteligentes), em que os alunos constroem protótipos robóticos para solucionar problemas do mundo real.

Desde 2008, a rede de ensino SESI-SP promove o acesso à ciência e à tecnologia para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de aulas de Robótica, Programação, entre outras ferramentas. Isso tudo desperta nos jovens o espírito investigativo, promove a pesquisa e os coloca em contato com conceitos de engenharia e matemática, desafiando-os a solucionar problemas complexos.

Leia também