O que está buscando?

SESI Marília doa aproximadamente 300 livros para a cidade de Oscar Bressane

Ação foi possível por meio do projeto Caixa de Cultura

 Por: SESI Marília
02/07/201914:37- atualizado às 14:44 em 02/07/2019

No dia 2 de julho, o SESI Marília doou aproximadamente 300 livros para a prefeitura de Oscar Bressane. A doação foi realizada por meio do projeto Caixa de Cultura, que tem mais de 70 anos de história dentro do SESI-SP.

A proposta é que os livros sejam utilizados na rede municipal de ensino, bem como na biblioteca municipal e nos projetos itinerantes da cidade.

“Queremos ampliar cada vez o acesso à cultura para nossos cidadãos, influenciando hábitos saudáveis como a leitura em seu dia a dia”, afirmou o prefeito de Oscar Bressane, Luiz Antonio Romano (Papinha).

A doação contou também com a presença do vice-prefeito Carlos Alberto Garcia e com a secretária de educação Judite Maria Camillo Garcia.

A Diretora do Centro de Atividades de Marília, Luciana Ventola, também esteve presente e destacou a importância dessa união. “Oscar Bressane está sempre presente nas atividades do SESI, é nosso parceiro também com o Programa Atleta do Futuro e, com o projeto literário, estreitaremos ainda mais nossos contatos”, ressaltou.

Caixa de Cultura

Criada em 1948 e pioneira na difusão literária itinerante pela indústria, a Caixa de Cultura é um programa integrador que atua como uma poderosa ferramenta na formação do indivíduo, pois, por meio de ações culturais no local de trabalho, busca fomentar a prática leitora e a apreciação artística.

A área de Difusão Literária do SESI-SP realiza a conceituação, curadoria e aquisição do acervo, monitorando todas as atividades pertinentes ao serviço. As unidades de Caixa de Cultura, situadas nos centros de atividades de cada cidade, respondem pela operação, mediação e atendimento direto às indústrias, que complementam essa parceria indicando o agente de leitura, colaborador capacitado pelo SESI-SP a desenvolver a divulgação do acervo para os demais colaboradores, agindo, dessa forma, como um mediador da leitura.

Estabelecido o convênio, a unidade de Caixa de Cultura envia à empresa um acervo literário de 40 a 100 títulos de gêneros e temáticas diversas que circularão pela indústria. Após o tempo de permanência estipulado, que varia de quatro a seis meses, é efetuada a troca da caixa por outra com acervo atualizado e renovado. O SESI-SP também disponibiliza exposições fotográficas, que são montadas na indústria para apreciação dos funcionários e visitantes.

O SESI-SP, por meio do programa Caixa de Cultura possibilita o acesso à leitura e exposições, e, além disso, promove mediações de leitura e exposição nas indústrias, com a finalidade de incentivar a leitura e sensibilizar para a apreciação artística.          

O serviço é gratuito.

Leia também